terça-feira, 26 de janeiro de 2016

OS EXTRATERRESTRES VIVEM AQUI

                  Todo cidadão de qualquer pais deve ser um estudante de direito, de fato. Porque a História está repleta de heróis defensores dos direitos comuns que nunca frequentaram uma faculdade de Direito. 
                  Como os antigos romanos nos ensinaram, as leis emanam do povo, baseadas em seus costumes, como um legado grego.No entanto, sabemos que também os romanos foram capazes das maiores atrocidades contra a Humanidade, utilizando-se do poder como foras da lei, muito embora tenha sido um poder constituído. Mas, o que queremos abordar é  o mau casamento do Poder com a Lei. 
                  A lei sempre esteve favorecendo aos mais fortes, sendo exercida para atender aos interesses dos detentores do poder. Daí, os marginais terem vocação para chegarem ao poder. Isto nos leva a classificar dois tipos de bandidos: o que assalta à mão-armada e o que assalta no poder. 
                         Para assaltar à mão-armada, o cidadão não precisa ser sofisticado, pode ter nascido no morro, numa vila, em qualquer localidade caracterizada como favela ou em condições de miséria. Ou, também, esse cidadão pode ter sido um trabalhador desesperado, sem oportunidades de exercer dignamente sua profissão e manter sua família em busca do pão nosso de cada dia, vendo suas crianças famintas, enquanto projetos exorbitantes financeiramente procuram vida em outros planetas. 
                        Para assumir o poder, com raras exceções, é necessário trilhar outros caminhos... Aí,  o bandido torna-se mocinho de boa índole, de bons costumes, de boas ações. Aparenta um cidadão padrão, capaz de seduzir o mundo. Só que é um mundo encantado, transformado por ele depois de tomar posse (lobo vestido de cordeiro). Esse marginal, assim classificado porque assume o poder descompromissado com o bem estar da sociedade, ignora a lei que o colocou no poder e, como um fora da lei, passa a governar. 
                         Quando o Poder é assumido por um grupo de foras da lei, cujo mandato é exercido em benefício próprio, evidentemente, os cidadãos perdm seus direitos. Porque a cidadania é esmagada pela falta de justiça, pelo desrespeito ao interesse coletivo que principia na família.O que se espera então é o pior, o agravamento dos problemas econômico-sociais.
                           Enquanto as maiores fortunas são gastas com projetos espaciais, interplanetários, na expectativa de encontrar vida em outros planetas, chegando ao absurdo de se oferecer lotes em Marte, aqui na Terra os terráqueos são tratados como ETÊS pelos poderosos, que rasgam as leis e ferem os direitos básicos do cidadão. 
                           Os extraterrestres vivem aqui.



( Do livro MEU TEMPO NOSSO TEMPO)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva...