quarta-feira, 19 de junho de 2013

À LUZ DA COMUNICAÇÃO

                 Seguir a diante, caminhando em linha reta, subindo e descendo ladeiras sem olhar para trás, é uma característica da evolução do ser humano enquanto membro de uma grande comunidade. Enquanto habitante deste Planeta, o único ser racional buscou sua sobrevivência num convívio conflitante, pisando nos próprios pés, caindo e levantando. 
                    Natural foi a evolução da humanidade através da comunicação entre si. Na imensidão do globo terrestre, diferentes tribos sempre trocaram suas correspondências, falando línguas diversas. 
                    A comunicação escrita, ampliada e aperfeiçoada pelo Sr. Guttemberg, deu origem a uma nova era, a  da Imprensa. Sua importância para o convívio social passou a ser inevitável, valorizando a comunicação de massa. 
                    Felizmente, se faz necessário seguir em frente olhando para trás, reconhecendo que o que a sociedade conquista hoje deve-se a conquistas anteriores, como base do processo evolutivo da humanidade que, no entanto, não perde o caráter do conflito. Conflitos geradores do desenvolvimento. 
          Voltando ao ramo da comunicação, alcançamos a luz, que melhorou sensivelmente a comunicabilidade visual, e o som, cujo cérebro recebe bem ou mal dependendo de sua tonalidade. 
                      Com a velocidade da luz e do som, o evoluir da grande comunidade do planeta ganhou expansão, porém, ainda muito regionalizada. O mundo permaneceu bem dividido entre desenvolvidos e subdesenvolvidos. Surgiu então a eletrônica e a cibernética, culminando com a solidificação da informática, que notabilizou-se com o Sr Jobs, iluminando, com luz própria, a comunicação internáutica. Navegar passou a ser mais preciso. 
                       Não há mais obstáculos para os cidadãos do mundo se conhecerem. Não se depende mais, exclusivamente, dos meios de transportes para uma visita a lugares "nunca dantes navegados". Basta sentar a frente de um computador, ligá-lo, acessar a Internet e viajar com precisão. 
                 Diante deste grande poder tecnológico da Comunicação, como ousam os ditadores sobreviverem ? Se um cidadão de uma região oprimida pelo autoritarismo político navegou pelo oceano da Internet, o que ele conheceu sobre liberdade democrática foi mais do que o suficiente para propagar entre seus concidadãos e enfrentar novos conflitos, em busca do que é melhor para o Ser Humano: - conviver harmoniosamente, em nome da Paz. 

                          Aldemir Guimarães 
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva...