quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

O FUTURO POSSÍVEL

            Nos velhos tempos, não tão longe assim, bater na mesma tecla era uma referência ao teclado das antigas máquinas de escrever, certamente, quando insistimos em um assunto muito importante. No momento a mesma tecla é a do moderno computador que, se não fosse o hábito de ler e escrever, estaria agora navegando horas e horas sem nada dizer na internet.
            Essa mesma tecla que torno a bater é de uma Revolução Educacional, promovendo nas escolas um novo método de alfabetização. No estágio em que a criança aprende a ler e escrever as primeiras palavras é que o hábito da leitura precisa ser criado. Isso é possível com a implantação de Oficinas de Leituras permanentes nos educandários e a contratação de um profissional especializado, o Professor(a) Contador(a) de Histórias. Assim, a criança sairá da Alfabetização não apenas escrevendo soletradamente mas lendo fluentemente. As oficinas devem existir durante todo o ensino Fundamental, necessariamente.
           Nossa sociedade do futuro só agradecerá.
          Quem sabe com uso da metodologia do ensino de línguas estrangeiras, no processo de alfabetização, o domínio da  Língua Mãe obterá muito mais êxito. Se a criança aprende a falar e escrever em outro idioma, porque não desenvolver sua língua de origem com a mesma praticidade? 
           Esse futuro é possível, uma vez que aqueles que mantém o poder sobre as escolas públicas não deixem a responsabilidade nas mãos da iniciativa privada. Afinal, segundo reza a Carta Mãe, a bíblia do Cidadão que é a nossa Constituição, é DEVER do Estado garantir a EDUCAÇÃO entre outras prioridades.
 
         

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