sexta-feira, 31 de maio de 2013

O MAIOR PALHAÇO BRASILEIRO

           

O Brasil registrou em 2006 dois acontecimentos marcantes, que é sempre bom lembrar. Ao mesmo tempo em que uma nave conduziu ao espaço sideral um brasileiro, na condição de astronauta, realizando seu sonho de menino, uma outra nave invisível desceu diante de nós para levar aos Céus um outro  ilustre cidadão do Brasil Continental, o amado Palhaço CAREQUINHA. 
             


O Senhor George Savala Gomes, homem humilde, não era tão conhecido quanto o seu parceiro de vida que o notabilizou por contribuir com sua alegria contagiante para o bem estar de todas as crianças brasileiras. Do Norte ao Sul deste gigantesco território, as verdadeiras palhaçadas do CAREQUINHA    foram um bálsamo nos corações sofridos das eternas crianças brasileiras. Sua grandeza como o Artista do povo que o amou jamais será esquecida, porque o imortalizou em vida. Numa época em que o artista tinha que ir ao encontro do seu público, antes da Televisão, que ele conseguiu inaugurar com suas verdadeiras palhaçadas na TV Tupi, no Rio de Janeiro, CAREQUINHA era reconhecido em todo o Brasil pela imagem do alegríssimo Palhaço e pelas músicas por ele gravadas. 
           

Um ser que nasceu, viveu e NÃO morreu como o Maior Palhaço do Brasil, foi digno da imaginária Nave que o transportou aos céus, aquela toda transparente pela sua invisibilidade. Uma nave que veio buscar seu filho para devolvê-lo à Nave-mãe que aqui o deixou, como um extraterrestre cheio de ensinamentos de vida, conseguindo confirmar a este mundo que foi possível viver no mundo da fantasia, sobrevivendo oitenta e cinco anos como o Maior Palhaço Brasileiro de Todos os Tempos. 
       

As gerações cinquentona, quarentona e mais jovens que desfrutaram de suas alegrias não conseguirão esquecer dos valores humanos tão expressados pelo Palhaço, porque é fácil lembrar de suas famosas piruetas, cambalhotas, suas músicas, principalmente aquela considerada educativa ("o bom menino, não faz pipi na cama...") que nos remete a todas as infâncias.
       

Quando o primeiro Astronauta brasileiro homenageou o Cientista Santos Dumont lá do Céu, que também passou pela Terra vivendo o seu sonho, talvez tenha inspirado o reencontro da Arte com a Ciência, possibilitando assim uma breve descida do Pai da Aviação para realizar o voo de volta do nosso CAREQUINHA, Pai de Todas as Infâncias, o verdadeiro e Maior Palhaço Brasileiro de Todos os Tempos.
           
           
Aldemir Guimarães 
           (Texto produzido por ocasião do falecimento do Sr. George Savala Gomes, o CAREQUINHA).         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva...