Enquanto a NASA não previa o local aonde cairia o SKYLAB, a grande expectativa na população terrestre crescia intensamente. No humor brasileiro foram inúmeras as piadas em torno da queda do Laboratório Espacial. No humorismo negro, ou mesmo por consequência da crise econômica, e mediante indenização do Centro de Pesquisas Espaciais dos Estados Unidos, muita gente gostaria de saber exatamente aonde iria cair, com horário e tudo, um pedacinho do "céu" artificial para curtir a sorte de ser premiado,,,
Nesse momento, que durou cerca de uma quinzena, coube uma pergunta: - Será que vai cair aqui ? Esta interrogação circulou na mente da população mundial. De brincadeira, ouvimos nos murmúrios das ruas que o SKYLAB deixaria sua maior fatia para o Estado do Rio de Janeiro. Por outras bocas, ouvimos que nenhum pedaço caberia ao Brasil. "E, para o bem de todos e felicidade geral da nação, melhor seria que rumasse para destino ignorado".
Mas, o "asteróide" espatifado deixou a Terra tensa, porque manteve suspense sobre o seu rumo indefinido. Com seus 77 mil quilos na totalidade, o Laboratório Espacial aparece para muitos na primitividade humana como um castigo do céu e para outros apenas uma falha mecânica. No entanto, por mais gratificante que fosse a menor parte do bolo metálico, dividido em partes desiguais, ninguém estava desejando ser alvo. E, por isso, mesmo não sendo obra divina, foi difícil encontrar quem não apelasse ao nosso Senhor por uma proteção.
Só é lamentável, fora da seriedade da coisa, que o que subiu tem que descer. Embora tenha tido uma subida insignificante aos olhos do mundo, agora, o SKYLAB exigiu toda a atenção para o tombo. O negócio era sair de baixo, não deixando de olhar para cima, visto haver imprecisão para sua queda. Contudo, as preocupações e buscas de desalarmar a população foram tomadas como se esperássemos a vinda de um corpo celeste desprendido de sua órbita... um meteoro.
E, finalmente, dentre todas as expectativas dos cinco continentes, a Austrália foi o alvo das atenções. Porém, no Oceano Índico o brilho do SKYLAB se apagou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escreva...