domingo, 30 de março de 2014

ESCOLA DO PASSADO OU ESCOLA NECESSÁRIA ?

                Quando os mais velhos de hoje comentam e lamentam a falta das escolas antigas, aquelas que seguiam uma Lei de Diretrizes e Bases voltada para a formação de uma Sociedade organizada, onde os valores faziam parte do currículo escolar, são tachados de intelectuais ultrapassados e contrários ao desenvolvimento tecnológico. 
                Estudo de Moral e Civismo não tem nada haver com regime político. Essa de dizer que EMC e OSPB (Organização Social e Política do Brasil) é coisa de regime militar não passa de uma ignorância de cidadania. Isso, porque através dessas disciplinas discutia-se política com os alunos. Melhor ainda, analisava-se com os alunos. Como as disciplinas passaram a ser ministradas com objetivos exclusivamente técnicos, saber fazer da forma mais grosseira possível, ignorando-se os valores éticos principalmente, inchando o mercado de profissionais desqualificados moralmente, diplomar tecnólogos tornou-se prioridade da Educação.  
                  Já que as universidades estão exibindo os reflexos dessa falta de cidadania, onde os estudantes que lá chegaram, salvo as exceções, vão realizar turismo e não estudar, é hora de olhar um pouco para o passado das instituições de ensino, cuidando melhor das crianças, futuro das Universidades brasileiras.
                  Seria voltar ao passado, as crianças cantarem o Hino Nacional em formatura ? Discutirem  valores, morais e éticos, aprendendo o que é respeito através da Ética ? Lerem mais e brincarem somente no horário destinado ao recreio ? Ou modernidade e progresso pode continuar sendo entendido como sobreviver numa sociedade caótica, onde tudo é banal, assim como consumir livremente a Droga que quiser, aonde quiser e na hora que bem quiser? Ou ainda, ser banalizado, afrontar e enfrentar quem bem entender, matando pais, mães e avós, visto que nada mais resta a esse indivíduo que nunca ouviu falar em Moral e Civismo ? QUE PROGRESSO É ESSE ? 
                  Lamentavelmente, a DEMOCRACIA nunca foi tão violentada em sua prática. Leis foram criadas em nome dos princípios democráticos para dar liberdade total aos falsos cidadãos que não valorizam sequer o amor próprio, porque jamais saberão se colocar no lugar do próximo. 
                  Numa verdadeira DEMOCRACIA o Estado não pode omitir-se em garantir uma Sociedade equilibrada para seus cidadãos. Sabemos que a situação vigente é grave. Então, por favor, resgatem a Verdadeira Escola com um Ensino Básico pleno dos princípios formadores de Verdadeiros Cidadãos. Certamente, a despesa com Segurança se reduzirá.
                     O estudante atual está vivendo uma formação educacional voltada  exclusivamente para sobreviver economicamente, aprendendo uma profissão e pronto. Viver do bom e do melhor, custe o que custar. (Salve Maquiavel !). O comportamento social no seio do progresso tecnológico não reflete a necessidade de uma antiga Escola, onde no ensino é Fundamental que a criança aprenda valores inerentes ao Ser Humano ???  

domingo, 23 de março de 2014

VIDA CULTURAL

              Passado as festas de final de ano até o carnaval, todas representantes da nossa cultura, o mês de março vem com tudo para um novo ano de atividades escolares com incentivo à leitura nos estabelecimentos de ensino, onde a nova geração poderá criar uma sociedade ligada na eletrônica e na literatura escrita.
             O hábito da leitura poderá resgatar o prazer das aventuras expressas no cinema e que nascem dos livros, através das contações de histórias

FEIRA DE LIVROS: Cultura e Educação

           Por iniciativa do Secretário Municipal de Cultura de São Gonçalo, Michel Portugal,  durante dois meses a partir de março está acontecendo uma Feira de Livros na cidade. Os locais são as praças do Zé Garoto e do Alcântara.
           Os prezados leitores poderão encontrar os livros JORGINHO, O MENINO DE OURO, MEU TEMPO NOSSO TEMPO e O ULTIMO EM CANTO a disposição.