sábado, 27 de maio de 2017

RESTOS HUMANOS: OVBI

                Na idade média as condições de higiene eram as piores possíveis, evidenciando quase a inexistência, nas cidades europeias que representam o velho mundo. O lixo encarregava-se de propagar as doenças por todos os povoados. Viver na imundície era uma característica peculiar dos velhos tempos. Os seres humanos confundiam-se com seus restos. Não conheciam até então o sistema de esgotos que evitaria o pantanal de fezes que os envolvia. Mas a evolução chegou para os europeus, dado aos seus avançados anos de história neste planeta, sacrificado pelos próprios habitantes. Todavia, a imensidão da Terra separa os continentes e faz do mundo uma heterogeneidade extremista. As comunidades, distantes entre si, configuram a evolução e a primitividade civilizatória. 
                     A primitividade civilizatória é diferente do simples primitivo. Este é apenas um produto da natureza. Aquele é uma mistura de primitivo com civilizado. Seria mais um civilizado primitivo, cuja evolução foi interrompida pela falta de recursos humanos. Quando tentamos evoluir, traçamos projetos, gastamos tempo e dinheiro em projeções, recorremos aos deuses e nada executamos. Permanecemos civilizados primitivos. 
                    A higiene pública está cada vez mais dependente da limpeza pública. Muitas cidades hoje assemelham-se aos povoados da idade média, sem redes de esgotos e sem coleta de lixo condizentes com a estrutura populacional que apresenta. O lixo continua sendo um problema universal. Apodrecemos lentamente e ainda não sabemos o que fazer com nossos restos. A classificação do lixo ramifica-se e sub-ramifica-se. Há lixo de toda espécie, doméstico, industrial e comercial, que vão proliferando-se. E, atualmente, já convivemos com lixo espacial. 
                       Apesar de faltar muito para o ser humano habitar o espaço sideral, a astronomia está revelando o futuro do universo, noticiosamente, com a ocupação dos terráquios, como se a conquista já fosse feita. Agora não são apenas meteoritos que vislumbramos no espaço, também já aguardamos preocupados os pedaços de OVBI - Objetos Voadores Bem Identificados, que podem cair sobre nossas cabeças a qualquer momento (sem pânico, por favor). Não deixa de ser mais uma modalidade de lixo na competitiva higiene pública. O lixo da tecnologia espacial, que gerou a necessidade de uma vigilância permanente sobre os satélites que orbitam nosso planeta. 
                        O meio ambiente que caracteriza-se como um caso mal resolvido em terra, reflete maiores cuidados na estratosfera, onde novos restos humanos são lançados em nome da inquietude evolutiva da capacidade terráquia. Os marcianos que se cuidem!!!

Um comentário:

Escreva...