quarta-feira, 29 de maio de 2013

A FILOSOFIA, A SOCIOLOGIA E A DITADURA

                 A Filosofia, tratada como mãe de todas as Ciências, e que representa o ser humano em sua característica peculiar de livre-pensador, teve seu curso de milênios de existência interrompido no Brasil e na América Latina por questões politicamente ideológicas. O mesmo aconteceu com a Sociologia, que é o estudo do convívio do homem em grupo, também considerada a Ciência da Sociedade. Portanto, o Filósofo (amigo do saber) e o Sociólogo (Cientista Social) tiveram suas atividades caçadas irredutivelmente no período da nossa História conhecido como a "Ditadura Militar", de 1964 a 1984. 
                 

Sabemos que o regime ditatorial não é uma exclusividade do militarismo, o que a História como ciência consegue provar. No entanto, devido  aos critérios adotados pelo regime militar, normalmente rígidos, com a implantação de um poder ditador através de uma decisão militar, o rigor passa a ser maior. E quando o ditador tem origem civil, ele assume já uma postura de comandante militar, até mesmo com extremismos pela vontade de ser o que nunca foi, um militar. 
             

Ao ser implantado o regime militar no Brasil, a partir de um Ato Institucional em 1971 a Filosofia e a Sociologia foram excluídas do ensino do MEC. Consequentemente, estiveram banidas como disciplinas em todas as escolas brasileiras, até o final do período da Ditadura Militar. 
            Obviamente, filósofos, sociólogos e historiadores são humanistas por formação e, primordialmente, inatos. Preocupam-se com os direitos humanos que possibilitam o bem estar de todos. Assim, podemos entender que esses profissionais não poderiam sobreviver ao convívio com a intolerância generalizada. Partindo do princípio não-filosófico de que "manda quem pode e obedece que tem juízo", loucos e heróis foram aqueles que deram suas vidas ao contrariarem o cúmulo do absurdo, enfrentando com a paixão do Saber as armas da Irracionalidade. Quem ama o conhecimento, através dos estudos e a sabedoria inata de um livre-pensador, não pode deixar de sofrer diante da ignorância às leis,que são atropeladas em favor de poucos e em prejuízo da maioria. 
             

Diante de uma Ditadura, o questionamento é uma ofensa que resulta em castigo. Como viveram, então, os filósofos, sociólogos e historiadores sobreviventes ao regime ? Calados, em absoluto silêncio, assim como os artistas, poetas, escritores, jornalistas e todos os amantes das idéias expressas, enclausurados nos porões das cidades murmurando bem baixinho para que as paredes não os ouvissem. 
        Novos tempos vivemos, com reflexos talvez do hiato que tornou as Ciências Humanas uma necessidade extrema. 
         

Será que esses vinte ou trinta anos do vazio que causou a ausência dessas disciplinas não transformou o ser humano, em desumano ???  
                 Aldemir Guimarães
            

11 comentários:

  1. Espero que não, pois sem disciplina e ordem o pais não seguira um rumo baseado na revolução, apenas o que ocorrera nesse período é o desrespeito pelo governo(por mais falho que seja) e a acomodaçao das pessoas por conta dos "bonus dos menos afortunados"(bolsa familia).

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. A questão é, impor disciplina e ordem com violência, gerando uma reação contrária nas mesmas proporções. Por que não evitar paixões ideológicas com bom ensino e educação, impedindo que os extremos tomem conta. A Sociedade precisa de harmonia gerada por um bom governo, que governe para ela, não para interesses grupais.

    ResponderExcluir
  4. Não acredito que a maioria da população seja a favor da violência de uma Ditadura em qualquer Poder. Sua opinião está muito vaga e restrita aos interesses pessoais de uma minoria...

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, você poderia postar a lei na qual os militares suprimiram o estudo da filosofia? Isso em decorrência de eu estar realizando um trabalho sobre ensino e educação e as matrizes curriculares das instituições militares de ensino fundamental e médio( Colégios Militares) e ensino superior ( Academias militares e Institutos Técnicos) comtenplarem suas grades com disciplinas como filosofia, sociologia e educação moral e cívica. Além disso, no ano de 1961(joão Goulart) a disciplina de Filosofia deixou de ser obrigatória( LDBEN 4024). A educação moral e cívica fica sendo obrigatória em 1971.Então face ao exposto, gostaria de alguma explicação para a afirmativa de que as disciplinas de Filosofia e sociologia foram excluídas do currículo, uma vez que deixaram de ser obrigatórias antes da instauração do regime em 1964, e se elas foram banidas, como instituições civis e militares continuaram lecionando?

    ResponderExcluir
  6. Eu fui Professor de OSPB e EMC (Educação Moral e Cívica), durante o Regime Militar. Formei-me em Ciências Sociais em 1976, porém, o registro em Sociologia e Filosofia estavam suspensos. Essas disciplinas foram substituidas pela duas que citei acima. Não preciso citar leis, porque vivi o regime em questão, como prestador de Sereviço Militar(dando baixa como Cabo, apto a 3º SGT) e fui Presidente de Diretório Acadêmico na Universidade). Se lerem com atenção meu texto, poderá verificar que sou anti-violência e não caracterizo a Ditadura como exclusividade do militares, entre os quais tenho amigos. Sou favorável, sempre, ao regime democrático. Estamos cheios de exemplos de ditaduras civis. Portanto, repito, não direciono a questão exclusivamente aos militares, porque pela minha ótica sociológica vivemos historicamente sob uma ditadura silenciosa, a Ditadura Burocrática, que é exercida pelos três poderes da República, matando seus cidadãos lentamente através da ansiedade provocada pela espera de soluções ignoradas por quem de direito. As leis existem, mas, e o cumprimento deles?!!!

    ResponderExcluir
  7. Agradeço sua participação e espero ter deixado claro que o tema do meu artigo é a Ditadura e não sua legalização, porque a meu ver seria imoral, e é (no verdadeiro sentido da origem da palavra) legalizar uma Ditadura.

    ResponderExcluir
  8. Em atenção ao seu comentário, complemento que em regimes ditatoriais a Educação é extremamente controlada. Não pense que as aulas de OSPB e EMC eram ministradas a bel prazer, sem devidas inspeções, sem censuras aos conteúdos programáticos. Mesmo assim, após o Regime Militar, a partir de 1984, as licenciaturas em Filosofia e Sociologia foram autorizadas e assumi no Colégio Militar do Rio de Janeiro a titularidade das duas cadeiras, como Professor e Coordenador.
    O maior crime das Ditaduras no excesso de controle sobre a liberdade de expressão. Também, não sou favorável a uma Democracia cujos direitos sejam desrespeitados e o excesso de liberdade prevaleça. Como a própria Natureza exemplifica, o equilíbrio é que produz uma Sociedade harmoniosa.
    Gostaria de ir além mas iria me exceder pelo entusiasmo das palavras.
    Agradeço a honra de sua participação.

    ResponderExcluir
  9. LEI 5692 - A REFORMA DO ENSINO
    Essa foi uma Lei criada pelo regime militar que objetivava instituir o ensino tecnológico em nosso Pais. Super elaborada mas que nunca foi praticada, porque visava um ensino integral e os estabelecimentos educacionais não foram preparados para a implantação. Entrou para a história como mais uma lei ditada de cima para baixo, sem a discussão e opinião da sociedade, principalmente daqueles diretamente ligados a educação no Brasil.
    Hoje, estamos diante de mais reforma do ensino, no papel, também ditada de cima para baixo. Isso, porque as nossas redes educacionais carecem de recursos mínimos para funcionarem. Como implantar um novo ensino em estabelecimentos precários ?

    ResponderExcluir

Escreva...